4 de Julho de Piripiri ocupa a 2ª colocação entre os times do Piauí no Ranking Nacional da CBF

A nova atualização do Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF manteve a liderança do Altos entre os times do Piauí. Pelo quarto ano seguido, o Alviverde ostenta a primeira colocação entre as equipes piauienses no documento, sendo o melhor clube.

Na Série C do Brasileiro, o Jacaré subiu oito posições em comparação com o RNC passado. Agora, o Alviverde está na 58ª colocação entre os 236 times do futebol brasileiro avaliados.

O RNC é um documento da Confederação Brasileira de Futebol que estabelece uma classificação técnica entre 236 times do país, com base no recente desempenho nas competições nacionais e internacionais. A colocação das equipes nos campeonatos, como Copa do Brasil e as divisões do Brasileirão, tem pesos e pontuações.

Por isso, o Altos deu um salto. No RNC passado, o Jacaré era 66º com 1.382 pontos. Agora, 58º (com 2.030 pts) motivado pela permanência na Série C e a ida até a terceira fase da Copa do Brasil, eliminado pelo Flamengo após passar por Sport e ABC.

Das seis equipes piauienses que aparecem no RNC, o destaque também vai para o Fluminense-PI. Em 2022, o Vaqueiro participou dos primeiros campeonatos nacionais da história do clube e acabou beneficiado em sua pontuação no ranking, somando pontos da Copa do Brasil e Série D. Com isso, o Tricolor acabou passando o River-PI, melhor do Piauí de 2016 a 2019.

COLOCAÇÃO DOS TIMES DO PIAUÍ NO RNC

Altos: 58º, com 2.030 pts (🔼 subiu oito posições);
4 de Julho: 81º, com 954 pts (🔼subiu três posições);
Fluminense-PI: 118º, com 515 pts (fez sua estreia no RNC);
River-PI: 140º, com 372 pts (🔽caiu 33 posições);
Picos: 170º, com 240 pts (🔽caiu 25 posições);
Parnahyba: 243º, com 15 pts (🔽caiu 28 posições).

Os números do River-PI, novamente, despencaram, motivados pela ausência do Galo em campeonatos nacionais, Série D e Copa do Brasil. A queda do Galo mostra uma tendência de “sumiço” no RNC, que é uma classificação técnica e representa o momento do clube no cenário de competições da CBF. O Galo está na posição 140, com 372 pontos.

A Federação de Futebol do Piauí (FFP) também subiu no ranking. A entidade agora é 18ª colocada, uma posição acima quando comparada com a temporada passada. Isso garante a quantidade de vagas ofertadas pela CBF nos campeonatos: duas na Copa do Brasil e duas na Série D.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *