Servidores do Detran Piauí aceitam acordo e põem fim à greve de 7 dias

greveeServidores do Detran-PI põe fim a greve nesta segunda-feira (Foto: Sidetran)

Após uma semana em greve, os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no Piauí decidiram pôr fim à greve da categoria na tarde desta segunda-feira (26). Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran), Salomé dos Reis, os trabalhadores resolveram aceitar  a proposta da diretoria de aumento no ticket alimentação e melhorias no plano de cargos e salários da categoria.

“Entre as promessas feitas junto ao diretor do órgão e governador estão a solicitação da abertura de um novo concurso público e reajuste salarial.

Todas estas questões serão negociadas em outubro”, destacou.

Para a presidente do Sindetran, o último concurso feito para o órgão foi em 1974 e o número de servidores não é suficiente para atender todo o Piauí. De acordo com ela, o Detran conta com 377 servidores, no entanto apenas 260 estariam trabalhando porque os demais estão de licença médica, férias ou afastadados.

Sobre o retorno do incremento trimestral de R$ 1.250, benefício dado aos servidores de acordo com o lucro do órgão, Salomé dos Reis contou que pedirá alteração na lei para garantir o incremento. “Vamos modificar a lei porque não queremos mais depender do número de processos para ganhar este dinheiro”, frisou.

Os serviços de vistoria, banca examinadora e fiscalização serão retomados ainda nesta segunda-feira em todos os postos do Detran no Piauí.

Em nota o órgão explicou que entre os termos do acordo estão a implantação do plano de cargos e salários aprovado pela Lei Estadual nº 6.470, de 19 de dezembro de 2013, com vigência a partir do mês de outubro e respectivo pagamento em novembro de 2014; a indicação de membro do Sidetran para acompanhar a realização do cálculo que apurarão o valor da gratificação variável implementada pela Lei n. 5.933, de 27 de novembro de 2009; além do aumento do ticket alimentação.

O Detran informou ainda que aqueles usuários que têm processos vencidos desde que a paralisação iniciou terão seus exames reagendados sem nenhum custo. “Os usuários não serão penalizados financeiramente e nem em relação ao andamento dos seus processos por conta do período de greve”, frisou do diretor do Detran-PI, Jeová Alencar.   G1-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *