Sesapi conclui projeto de fortalecimento da regulação nos Hospitais de Piripiri e São Raimundo Nonato

A Secretaria da Saúde (Sesapi) concluiu, nesta segunda-feira (20), o Projeto de Fortalecimento das Áreas de Regulação e Apoio à Contratualização. A iniciativa faz parte Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, e conduzida pelo Hospital Sírio-Libanês e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Tendo como unidades-piloto os Hospitais Regionais Chagas Rodrigues, em Piripiri, e João Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, a ação desenvolveu uma série de ações durante um ano e meio para aprimorar a regulação da atenção à saúde, passando pelo processo de contratualização dos serviços prestados às unidades, até a efetividade dos atendimentos destinados aos usuários SUS.

“Além dos dois hospitais, tivemos a participação ativa de várias áreas da nossa equipe técnica. Tivemos excelentes resultados no fortalecimento da regulação e na definição de metas e indicadores que serão avaliados nos contratos de gestão que serão expandidos para as demais unidades da rede estadual”, destacou Dirceu Campêlo, superintendente de gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi.

Durante a execução do projeto, as equipes do Hospital Sírio-Libanês realizaram diversas visitas aos dois hospitais, fazendo um diagnóstico das áreas envolvidas da regulação e contratualização (áreas de planejamento, regulação, jurídico, vigilância em saúde, entre outros). O intuito foi aumentar a produção, acesso e assistências nos hospitais, para depois expandir em toda a rede.

“Durante esses 18 meses tivemos a oportunidade de fazer diagnósticos e construir ações estratégicas importantes e relevantes para reformular e reestruturar a área de regulação da Sesapi, bem como pensar processos e fluxos de trabalho que possam melhorar a contratualização, principalmente das unidades próprias do Estado”, pontuou Luana Konzen, especialista de projetos do Hospital Sírio Libanês.

Na avaliação de Rodrigo Martins, diretor de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Sesapi, a ação irá melhorar o acesso da população aos serviços de saúde do Estado. “A equipe do Hospital Sírio Libanês trouxe suas competências e experiencias positivais para aprimorarmos nossa regulação e contratualização, com experiências exitosas colhidas em todo o país para replicarmos no Piauí”, concluiu o gestor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *