Halo solar: meteorologista explica porque ‘anel’ que se forma ao redor do sol tem relação com chuva
Um halo solar foi registrado na tarde desta sexta-feira (8) em Piripiri e outras cidades do Piauí. O fenômeno forma um anel com as cores do arco-íris ao redor do sol. Segundo o conhecimento popular, o halo solar é um sinal de chuva, mas o meteorologista Werton Costa explicou ao g1 essa relação.
“Na verdade, é um indicador de boa umidade. Todas às vezes que um halo se forma, significa que nuvens altas e fibrosas chamadas cirros estão evidenciando o transporte de umidade que poderá gerar, nos próximo dias, chuva. É uma forma muito primitiva de prever a chuva. Geralmente, no final ou no começo de uma temporada chuvosa, os halos se tornam bastante comuns”, explicou o meteorologista.
Na zona rural de Teresina, a moradora Ângela Mara registrou o halo solar no Povoado Soturno. Em Piripiri, o fotógrafo Clemilton Silva também fez um belo registro do fenômeno no topo da estátua de São Francisco no município.
Conforme a climatologista Sara Cardoso da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídrico do Piauí (Semarh), o fenômeno óptico ocorre quando os raios solares atravessam uma nuvem, formada por cristais de gelo, que tem a propriedade de fracionar ou quebrar a luz solar, revelando vários espectros de cores, as cores do arco-íris na forma de um círculo.
Apesar de não ser considerado raro, o halo solar também não é um fenômeno comum. Ele pode ocorrer em qualquer época do ano, desde que haja as condições meteorológicas necessárias. G1-PI