Bebê de 2 meses morre engasgado com leite enquanto dormia no PI; veja o que fazer quando a criança engasga

Um bebê de dois meses morreu após se engasgar com leite materno enquanto dormia em Morro Cabeça no Tempo, a 721 km de Teresina. O caso aconteceu na noite da última sexta-feira (2).

“Ainda cedo a polícia militar constatou o óbito. Nós fomos acionados na manhã do sábado e o Instituto Medico Legal realizou a perícia na criança”, informou o delegado César Ribeiro, da Polícia Civil.
Segundo a Polícia Civil, a mãe da criança relatou que durante a noite amamentou a criança e, então, a colocou para dormir. Pela manhã, ao verificar, percebeu que o bebê estava desacordado.

Conforme a Polícia Civil, médicos peritos que acompanharam o caso, constataram a morte por engasgo de leite e descartaram a possibilidade de crime. O corpo do bebê foi liberado para família ainda no sábado (03).

O que é o engasgo?
O engasgo acontece quando a comida ou objetos vão para o lugar errado quando engolimos alguma coisa. Com isso, o nosso organismo tenta expulsar esse corpo que não seguiu o caminho certo da deglutição (da boca até o estômago).

Esta situação é considerada uma emergência e, em casos graves, pode resultar em asfixia fatal ou perda de consciência temporária. Por isso, ações rápidas são cruciais para prevenir complicações.

O que fazer em casos de engasgos com bebês?

Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).

Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho.
Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.
O Ministério da Saúde lembra que esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente, e os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

O telefone de emergência para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) – válido para todo o Brasil – é o 192.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *