Mulheres que trabalham fora dedicam quase 80% a mais de seu tempo com afazeres domésticos do que homens

As mulheres que trabalham fora de casa dedicam quase 80% a mais do seu tempo do que os homens com afazeres domésticos, segundo o estudo “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, publicado pelo IBGE nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

Conforme o dado, em 2022, as mulheres ocupadas no mercado de trabalho ainda dedicavam 19,5 horas semanais aos afazeres domésticos e ao cuidado de pessoas, enquanto os homens dedicavam 11 horas, 8,5 horas a menos, representando acréscimo de 77,27% para as mulheres.

As mulheres pretas ou pardas trabalham ainda mais. São 20,1 horas semanais dedicadas aos afazeres domésticos e ao cuidado de pessoas, enquanto as mulheres brancas dedicavam 17,5 horas, ou seja, 2,6 horas a menos.

O estudo apontou ainda que as mulheres piauienses trabalham mais que a média nacional. Isso porque, as mulheres do restante do país dedicam, em média, 17,8 horas semanais a essas atividades, cerca de 1,7 hora semanal a menos que as mulheres piauienses. Quanto aos homens, a média é a mesma, 11 horas.

Análise por sexo considerando a mesma cor ou raça

Louça suja acumula na pia de casa  — Foto: Valdinei Malaguti/EPTV

Louça suja acumula na pia de casa — Foto: Valdinei Malaguti/EPTV

O IBGE analisou ainda o dado considerando a mesma cor ou raça. Sob esse aspecto, constatou-se que as mulheres pretas ou pardas que trabalham fora dedicavam 20,1 horas semanais aos afazeres domésticos e cuidados de pessoas. Enquanto isso, as mulheres brancas dedicavam 17,4 horas.

Comparando o sexo oposto dentro da mesma cor ou raça, os homens pretos ou pardos dedicavam 10,7 horas, ou seja, 9,4 horas semanais a menos, o equivalente a quase 47% de horas a menos que as mulheres pretas ou pardas.

Já os homens brancos dedicavam 11,9 horas semanais, ou seja, 5,5 horas semanais a menos, o equivalente a cerca de 32% de horas a menos que as mulheres brancas.  G1-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *