Férias escolares são antecipadas após barragem romper e deixar população isolada no Sul do Piauí; região tem previsão de 100 mm de chuva
A Prefeitura de Massapê do Piauí, a 376 quilômetros de Teresina, decidiu antecipar as férias da rede municipal de ensino da cidade após o rompimento parcial da barragem da Ingazeira ter deixado quatro comunidades isoladas, na segunda-feira (1º).
A decisão é para que os estudantes da região não sejam prejudicados. Embora o volume de água tenha diminuído, na manhã desta terça-feira (2), as comunidades continuam isoladas devido às estradas intrafegáveis e as passagens molhadas que se romperam devido à correnteza.
Apesar da diminuição do nível de água, estão previstos acumulados de chuvas entre 80 e 100 mm somente nessa primeira semana de abril, apontou a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh).
O problema afeta cerca de 150 famílias. A prefeitura pretende emitir um decreto de emergência para tratar da recuperação dos trechos rompidos ou danificados pelas águas.
Ainda na segunda, o prefeito do município, Rivaldo Carvalho, emitiu alertas para os moradores e enviou equipes para averiguar as condições das estradas e rodovias da cidade.
“Boa parte da comunidade rural está isolada. A gente não consegue chegar nas localidades Ingazeira, Peixe, nem no povoado São Francisco, Vilão e outras comunidades”, contou o prefeito.
Além da barragem da Ingazeira, outros dez açudes do Piauí atingiram sua capacidade máxima, conforme a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-PI). Confira as cidades abaixo:
- Pedra Redonda, em Conceição do Canindé;
- Piracuruca, em Piracuruca;
- Emparedado, em Campo Maior;
- Corredores, em Campo Maior;
- Taboquinha, em Beneditinos;
- Caldeirão, em Piripiri;
- Mesa de Pedra, em Valença do Piauí;
- Estreito, em Francisco Macedo;
- Salinas, em São Francisco do Piauí;
- São Vicente, em São Miguel do Tapuio. G1-PI