Rios transbordam e famílias começam a deixar casas no Norte do Piauí; nível deve aumentar nas próximas horas
Os rios Longá, em Esperantina, e Marathaoan, em Barras, estão acima da cota de inundação, aponta o Serviço Geológico do Brasil (SGB). Segundo o órgão, o nível do Longá está em 8,05 m, 65 cm acima da cota, enquanto o do Longá está em 4,55 m, superando a cota em 35 cm.
Com a inundação do Rio Longá, 16 famílias precisaram deixar suas casas e estão desabrigadas, conforme a secretaria municipal de Defesa Civil. A prefeitura da cidade deve decretar situação de emergência nesta quarta-feira (10).
Em Esperantina, três famílias estão em casas de parentes e as outras 13 em escolas municipais. Ao todo, 42 pessoas foram afetadas pelos alagamentos em três bairros: Pedreiras, Nova Esperança e Batista de Amorim.
O decreto de emergência a ser publicado será encaminhado à Secretaria Estadual de Assistência Social (Sasc-PI) e ao Ministério do Desenvolvimento Social, para que o pagamento do Bolsa Família seja antecipado para os moradores atingidos pela inundação.
Além do benefício, o município pretende solicitar recursos para compra de cestas básicas e recuperação de estradas na zona rural de Esperantina.
Já em Barras, duas famílias abandonaram suas residências após o Rio Marathaoan atingir a cota de inundação. O nível de ambos os rios deve continuar aumentando nas próximas horas, segundo a previsão do SGB.
Ainda conforme o Serviço Geológico, a cota atual do Rio Parnaíba é de 4,70 m, em Floriano, e 4,99 m, entre Teresina e Timon (MA). Na primeira cidade, o rio está abaixo do nível de atenção e deve estabilizar nas próximas horas; na segunda, continua 9 cm acima da cota, embora deva diminuir.
Em Luzilândia, o Rio Parnaíba está em 5,59 m, 59 cm acima da cota de alerta. A tendência é de que o rio permaneça em crescimento lento nas próximas horas, mas abaixo do nível de inundação.
O Rio Poti, em Teresina, registrou 5,81 m e deve diminuir ainda mais, continuando em condição de normalidade. G1-PI