População do Piauí foi a que mais tomou a 1ª dose de vacina contra a Covid-19, aponta IBGE
A população do Piauí foi, proporcionalmente, a que mais tomou pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19 até o primeiro trimestre de 2023, apontou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE, divulgada nesta sexta-feira (24).
O estudo, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, mostra ainda que, apesar do alto índice de aplicação da 1ª vacina, o estado ficou em 9º lugar na complementação do esquema vacinal, ou seja, parte do público que recebeu a 1ª dose não tomou as demais doses necessárias para a imunização.
A pesquisa reuniu respostas de todos os moradores, que tinham 5 anos ou mais de idade, dos domicílios visitados para a investigação de aspectos relacionados à doença, incluindo a vacinação, a ocorrência da infecção e a persistência de seus sintomas.
O levantamento apontou que, até o primeiro trimestre de 2023, cerca de 96,7% das pessoas de 5 anos ou mais de idade tinham tomado pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 no Piauí, maior proporção da população dentre todos os estados do país.
Em relação à complementação do esquema vacinal, apenas 59,40% da população do estado completou as etapas da imunização, ficando atrás de sete estados e do Distrito Federal, mas acima da média nacional, que foi de 58,60%, 0,8% abaixo do que foi registrado para o Piauí.
O índice de quem tomou a 1ª dose é maior entre as mulheres, aproximadamente 97%, mas os homens não ficaram tão distantes, com cerca de 96,5%. Em termos de idade, 97,8% da população de 18 anos ou mais recebeu a primeira dose. Na população de 5 a 17 anos o índice foi de cerca de 92,7%.