Idosa é presa por exploração sexual infantil em Parnaíba 15 anos após os crimes
Maria José de Oliveira Portela, de 68 anos, foi presa na última sexta-feira (7), em Parnaíba, litoral do Piauí, pelos crimes de favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente e rufianismo. Os crimes teriam ocorrido no ano de 2009.
De acordo com a Denúncia do Ministério Público do Piauí (MPPI), a idosa teria premeditado a exploração sexual de uma adolescente, levando-a para Parnaíba com promessas de estudo e emprego. Ao chegar no local, a garota foi forçada a se prostituir.
A denúncia aponta ainda que na época do crime a adolescente foi proibida de se comunicar com familiares.
“Tendo a ré premeditado a ação, enganando a mãe da vítima, fazendo-a acreditar que a filha seria levada para estudar em Parnaíba, passando mais de 1 mês sem contato”, destaca o documento.
Após os crimes, Maria José foi condenada a 11 anos de prisão, em regime inicial fechado, com pagamento de 170 dias-multa. A idosa deve responder pelos crimes de favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável e rufianismo qualificado.
O mandado de prisão contra a idosa foi cumprido pela Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio de Parnaíba (Depatri). G1-PI