Piauiense é presa em operação contra organização de golpes de falsos empréstimos
A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) deflagrou a operação Fallen Fox, resultando na prisão de 40 integrantes de uma organização criminosa especializada em golpes de falsos empréstimos, na manhã desta terça-feira (30/07). A operação visou desmantelar um esquema que causou prejuízos estimados em R$ 3 milhões em menos de um ano, atingindo vítimas em todo o país. Foram cumpridos 79 mandados judiciais simultaneamente em Curitiba e Araucária, no Paraná, além de cidades na Bahia, Piauí e Mato Grosso do Sul, onde outras quatro pessoas também foram presas.
Dos 40 detidos, 38 foram presos por mandados e dois autuados em flagrante por posse irregular de arma de fogo e tráfico de drogas no Paraná. No Piauí, uma mulher foi presa em Teresina por ceder uma conta bancária para a organização criminosa. Os investigados enfrentarão acusações de estelionato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Durante a operação, foram apreendidos uma arma de fogo, dinheiro, cartões, uma máquina de contar dinheiro e aparelhos eletrônicos. Além disso, foram solicitadas medidas patrimoniais para bloquear bens e valores em contas bancárias e aplicações financeiras.
A organização criminosa criava anúncios fraudulentos online e se passava por funcionários de instituições financeiras. As vítimas eram atraídas por promessas de empréstimos com taxas muito abaixo do mercado e, antes da liberação do crédito, eram exigidos pagamentos de taxas fictícias. A operação Fallen Fox é um desdobramento da operação Downfall, que identificou a conexão de alguns membros com golpes de falsos empréstimos e levou à nova investigação.