CNU: mais da metade dos 50 mil inscritos do Piauí não compareceram ao ‘Enem dos concursos’

Mais da metade dos 50 mil inscritos do Piauí não compareceram ao Concurso Nacional Unificado (CNU), conforme o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou na segunda-feira (19). Conhecido como o “Enem dos concursos”, o certame aconteceu no domingo (18).

Em nível nacional, menos da metade dos 2,14 milhões fez as provas. No Piauí, 50.154 inscritos estavam aptos a fazer o concurso em sete municípios (veja o número por cidade de aplicação ao fim da reportagem). A abstenção no estado foi de 55,70%.

Isso significa que pouco mais de 22 mil candidatos compareceram aos locais. Em percentual de abstenção, o Piauí ficou em 17º colocado do país e 6º no Nordeste. O Distrito Federal teve a menor taxa de abstenção e o Ceará teve a maior.

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dwek, já havia dito que o percentual de ausências seria de pouco mais da metade e que isso estava dentro do esperado pelo governo.

As provas foram aplicas pela manhã e pela tarde. Cada candidato pôde se inscrever em apenas um bloco temático e, dentro do mesmo bloco, classificou, por ordem de preferência, os cargos desejados.

gabarito oficial preliminar será divulgado nesta terça-feira (20), dia em que também começa também o prazo para recurso. O resultado final do certame está marcado para 21 de novembro.

A convocação dos aprovados, posse e curso de formação ocorrerão a partir de janeiro de 2025.

Inscritos do Piauí por cidade de aplicação de prova

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *