Com obras na BR-343, rota alternativa reduz em até uma hora a viagem para o litoral do Piauí
Com as obras na BR-343 (rodovia federal e o trajeto mais utilizado para se chegar ao Norte do Estado), uma rota alternativa para o litoral do Piauí tem sido a escolha dos condutores. Trata-se do percurso que inclui as rodovias estaduais PIs 113 e 110. Todo esse trecho passou por serviços de recuperação e está em boas condições de tráfego.
Conhecida como ‘Rota do Norte’, o trecho possibilita uma redução do tempo de viagem de 40 minutos a uma hora. A rota sai de Teresina, pela PI-113, passa pelos municípios de José de Freitas, Cabeceiras, Barras e Batalha. Daí, pela PI-110, o condutor sai de Batalha até Piracuruca e retorna à BR-343.
“É uma ótima alternativa para os turistas chegarem ao litoral, apreciando outros patrimônios naturais da região”, explica o diretor-geral do DER-PI, Leonardo Sobral.
A estrada que conduz tanta gente em busca de trabalho, educação, tratamento de saúde para Teresina, também permite uma boa trafegabilidade para os municípios da região da Grande Teresina.
“Essa era uma das metas da nossa gestão. E isso foi possível por conta das melhorias, após as obras de reestruturação das duas rodovias estaduais. Desde o ano passado, foram investidos quase R$ 35 milhões para restaurar a rodovia, incluindo sinalização horizontal e vertical em mais de 180 km. Portanto, mais conforto e agilidade para quem faz o deslocamento rumo ao litoral do Estado”, comemora o gestor.
Durante todo o trajeto, o DER implantou placas com orientações aos motoristas. Ações de segurança viária que se intensificam quando chega próximo a núcleos populacionais e povoados.
PI-113 e PI-110
O projeto de recuperação atingiu o trecho que abrange desde o Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Teresina, até o município de Piracuruca. A extensão total que recebeu melhorias soma 187,70 quilômetros e as intervenções foram realizadas em diferentes frentes, de acordo com a necessidade de cada segmento.
Os serviços vão desde a base de solo, passando por pavimentação asfáltica até ações que incluem implantação de drenagem, bueiros e sinalização. Os trechos contemplados incluem a PI-113: Teresina – José de Freitas (37 km); José de Freitas – Cabeceiras (45 km); Cabeceiras – Barras (26 km); Barras – Batalha (35,70 km). E por fim, Batalha – Piracuruca (44 km).