‘Dust devil’: Piauí tem alta incidência de redemoinhos de poeira; tempo quente e seco favorece formação do fenômeno
O tempo quente e seco no Piauí tem favorecido a formação de um fenômeno conhecido como “Dust devil”(“demônio de poeira” em inglês), que são redemoinhos, ventos em espiral, rotatórios, originados pela transmissão de calor pelo ar. O movimento acontece em áreas planas e sem vento. Com o calor, a tendência do ar é expandir e fazer um deslocamento vertical, em espiral, criando redemoinhos.
“É característico de locais com temperaturas mais elevadas e baixa a umidade do ar. Sempre ocorrem em áreas que têm vegetação de baixo porte ou sem vegetação e daí eles se dissipam quando eles encontram um local com vegetação”, explicou a meteorologista Edivania Lima, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Temperaturas mais altas do Brasil
Nos últimos dias, moradores de Colônia do Gurguéia e de União registraram ocorrências dos fenômenos (assista no início da reportagem), mas eles tem ocorrido com frequência em todo o estado e a tendência é continuar.
Isso porque os municípios piauienses têm registrados altas temperaturas e baixa umidade do ar. Na terça-feira (9), por exemplo, Oeiras foi a cidade mais quente do Brasil, com 43,1 °C. E São João do Piauí ficou em terceiro lugar, com 42,2 °C.
Há três avisos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para baixa umidade do ar no Piauí — Foto: Inmet
Cidades como Teresina, Piripiri, Barras, Altos, União, Campo Maior e José de Freitas serão afetadas. Como é possível ver na imagem acima, alguns municípios estão sob os três avisos, portanto, neles é possível que a umidade relativa do ar varie entre 30% e 20% (alerta amarelo), 20% e 12% (alerta laranja) e, por fim, abaixo de 12% (alerta vermelho).
Isso representa risco de incêndios florestais e à saúde humana, causando ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Por isso, o Inmet recomenda hidratação, uso de hidratante para pele e umidificação do ambiente. Além disso, é recomendado não praticar atividades físicas e evitar exposição ao sol. G1-PI