Por que está chovendo tanto no Piauí? Entenda os fenômenos que causaram as fortes chuvas
Segundo a Defesa Civil, chuvas fortes eram esperadas mas foram potencializadas por um "encontro" de condições meteorológicas, que pegou os especialistas de surpresa.Centenas de pessoas pelo Piauí estão sofrendo as consequências de chuvas intensas, e as previsões são de mais precipitações por todo o estado durante a semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo a Defesa Civil, chuvas fortes eram esperadas mas foram potencializadas por um “encontro” de condições meteorológicas, que pegou os especialistas de surpresa:
- Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é um sistema meteorológico que provoca chuvas intensas, comum no verão e fim da primavera. A ZCAS é formada pela interação de ventos de diferentes sistemas meteorológicos, como uma frente fria e um centro de baixa pressão, que provocam nuvens de carregadas.
- Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é uma faixa de nuvens formadas por ventos que vêm do sul e do norte e se encontram no meio do caminho, na região da Linha do Equador, e que circunda o globo terrestre. É um sistema que causa chuvas em regiões tropicais.
- De acordo com Coordenador Centro de Monitoramento de Riscos e Desastres (CEGRID) da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Michel Francisco, o fenômeno chamado Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) já era esperado. No entanto, o outro fenômeno, chamado Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), acabou potencializado a intensidade das chuvas.
As duas Zonas “esbarraram”, aumentando o volume de chuvas. Esse encontro é um fenômeno considerado atípico. Segundo o coordenador, essa situação tornou imprevisível a intensidade das chuvas (imagem abaixo).
Encontro atípico de condições meteorológicas potencializou chuvas no Piauí — Foto: Reprodução
“A chuva tanto pode ser um alarde quanto pode ser calma. Nós sabemos o potencial que elas podem ter, mas não podemos ainda precisar os impactos reais. A ZCIT causou um estrago, mas estamos monitorando de perto”, afirmou. G1-PI