Idepi intensifica monitoramento de barragens no Piauí
A iniciativa, coordenada pela equipe de Recursos Hídricos do órgão, tem como objetivo garantir a segurança estrutural dos reservatórios e prevenir eventuais problemas que possam comprometer o funcionamento e a integridade das barragensO Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) está reforçando as ações de monitoramento e manutenção de suas barragens. A iniciativa, coordenada pela equipe de Recursos Hídricos do órgão, tem como objetivo garantir a segurança estrutural dos reservatórios e prevenir eventuais problemas que possam comprometer o funcionamento e a integridade das barragens.
Nesta semana, a Barragem Piracuruca foi uma das estruturas visitadas. No local, está sendo realizado serviço de limpeza vegetal do talude a jusante (abaixo da parede da barragem). Segundo o engenheiro Artur Morais, integrante da equipe de Recursos Hídricos do Idepi, a retirada da vegetação que cresce nas paredes das barragens é fundamental. “Esses serviços permitem uma visibilidade completa do corpo da barragem, o que facilita a identificação de qualquer anomalia estrutural que possa surgir ao longo do tempo”, explicou.
Além da Barragem Piracuruca, outras intervenções estão em andamento. Na Barragem Corredores, em Campo Maior, estão sendo realizados serviços de manutenção com a retirada da vegetação, enquanto na Barragem Pedra Redonda, em Conceição do Canindé, são realizadas obras de manutenção no sangradouro.
O diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, ressaltou a relevância dessas ações. “O monitoramento periódico e a manutenção das barragens são imprescindíveis para garantir a preservação dos reservatórios e a segurança da população. São estruturas que têm papel essencial no abastecimento hídrico das cidades, na irrigação dos plantios e para a atividade de piscicultura dos moradores das regiões onde ficam as barragens”, destacou.
Além da recuperação e manutenção das barragens, o Idepi está executando a construção de outras duas estruturas: a Barragem Atalaia, em Sebastião Barros, e Nova Algodões, em Cocal.