Chrisfapi executa projeto ” A Lei Maria Penha nas Escolas: Desconstruindo a violência, construindo diálogos
O Projeto “A Lei Maria Penha nas Escolas: Desconstruindo a violência, construindo diálogos” é um Projeto elaborado pela equipe multidisciplinar do NUPEVID – Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar, órgão de Execução do Ministério Público do Piauí, com sede em Teresina, motivado pelas necessidades de enfrentamento e prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher, e de atuação nos espaços públicos, fora do ambiente comum de trabalho, no entanto, foi adaptado a ser desenvolvido como Projeto de extensão da Faculdade CHRISFAPI, em Piripiri, por acadêmicos de Direito e Serviço Social.
O Projeto será desenvolvido em 04 escolas do município de Cocal de telha – PI, Escola Municipal Anísio Teodoro da Silva, Escola Municipal Costa e Silva, Escola Municipal São Manoel e Escola Municipal Isabel Inocência em parceria com: Faculdade CHRISFAPI, MP, através do NUPEVID, MP local e Prefeitura de Cocal de Telha – PI. A execução das atividades serão realizadas por 11 acadêmicos, sendo Coordenado pela Professora Manuela Fernandes da Silva Pereira Conceição.
Alyne Kézya Penha Oliveira – Direito, 5º Período
Ana Karisa Sousa – Serviço Social, 7º Período
Antonio Honorato de Araújo- Direito, 8º Período
Ayanne Cristys Andrade Costa- Serviço Social, 6º Período
Brenda Maria de Carvalho – Serviço Social , 7º Período
Celso de Oliveira Lima – Direito, 7º Período
Natalícia Maria da Silva Neves -Direito , 5º Período
Sarah Maria Lira de Araújo- Egresso-Direito
Vanessa Melo de Sousa – 5º Serviço Social, Período.
Tatiana Maria de Sousa Feitas – Serviço Social, 7º Período
Este Projeto será realizado em etapas, dentre as quais, em um primeiro momento os acadêmicos elencarão escolas municipais, e essas então receberão, juntamente com as redes de atendimento do município, como CRAS, CREAS, Polícia Militar, Conselho Tutelar e NASF uma capacitação realizada pelo NUPEVID a fim de se obter avaliações acerca das situações de vulnerabilidade social e conhecimento sobre incidência de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher a alunos ou familiares que frequentem estes espaços. (ESSA ETAPA JÁ FOI CONCLUIDA NO 1 SEMESTRE).
Em um segundo momento, os alunos receberão intervenção da equipe de acadêmicos e multidisciplinar do NUPEVID, através de palestras, encenações teatrais, gibis, oficinas, etc cujo conteúdo será relacionado ao tema de violência doméstica e familiar contra a mulher. Pretende-se, que os estudantes sintam-se estimulados a discutir sobre o tema e produzir conteúdos e ações que remetam ao protagonismo juvenil, na prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. (ESSA SERÁ EXECUTADA DE AGOSTO A DEZEMBRO).
Visando a dar notoriedade ao que for aprendido e produzido pelos jovens, pretende-se em um terceiro momento, unir estudantes, escolas, familiares e Ministério Público, em eventos alusivos à proposta de prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, no qual os próprios estudantes manifestarão ao público em geral, o que de fato compreenderam sobre o tema, momento oportunizado através de fotografias, ilustrações, teatro, música, dança ou demais ferramentas que desejarem utilizar, bem como a apresentação de um Conselho Municipal para o município responsável pelo tema trabalhado.
Fonte: Núcleo de Comunicação da Faculdade Chrisfapi