Amostragem: Rafael Fonteles seria reeleito com ampla vantagem no primeiro turno
A pesquisa foi realizada do dia 17 ao dia 20 de janeiro, com 1.137 entrevistados em todo o Piauí.Uma pesquisa do Instituto Amostragem mostra que, se a eleição fosse hoje, o governador Rafael Fonteles (PT) seria reeleito no primeiro turno com ampla vantagem em todos os cinco cenários analisados. O levantamento foi realizado entre 17 e 20 de janeiro, com 1.137 entrevistas em várias regiões do Piauí.
No primeiro cenário, em um confronto direto com o senador Ciro Nogueira, considerando apenas os votos válidos, Fonteles teria 78,41%, enquanto Nogueira alcançaria 21,59%.
Numa eventual disputa com Gracinha Mão Santa (Progressistas), o governador vai a 82,75% dos votos válidos, contra 17,25% da deputada.
No confronto com Joel Rodrigues (Progressistas), e também considerando só os votos válidos, Rafael Fonteles amplia ainda mais a vantagem: 85,01% dos entrevistados disseram que votam nele para novo mandato, contra 14,99% do ex-prefeito de Floriano.
Na simulação em que Rafael Fonteles concorreria a ex-vice-governadora Margarete Coelho (Progressistas), o governador fica com 86,87% dos votos válidos, contra 13,13% da adversária.
Rafael Fonteles aparece em ampla vantagem sobre Margarete Coelho na disputa pelo governo do Piauí (Imagem: Pesquisa Direta).
No quinto e último cenário, contra a suplente de vereadora Samantha Cavalca (Progressistas), o governador alcançaria sua maior votação: 89,38% dos votos válidos contra 10,62%.
Rafael Fonteles deixaria para trás Samantha Cavalca em possível eleição (Imagem: Pesquisa Direta)
Pesquisa para o Senado
O Instituto Amostragem também perguntou aos entrevistados em quem eles votariam para o Senado nas eleições de 2026, que vão definir duas vagas para o Piauí. Quatro nomes foram apresentados: os senadores atuais Marcelo Castro (MDB) e Ciro Nogueira (Progressistas), o deputado federal Júlio César (PSD) e o ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues.
No cenário com os quatro candidatos, considerando apenas os votos válidos, Marcelo Castro lidera com 51,16%, seguido por Ciro Nogueira com 40,34%, Júlio César com 27,32% e Joel Rodrigues com 20,62%.
Os percentuais somam mais de 100%, pois o eleitor cita mais de um nome.
Com o apoio de Lula, Marcelo Castro e Júlio César vencem no Senado
Na simulação em que o apoio do presidente Lula é mencionado, Marcelo Castro alcança 54,31%, e Júlio César tem 37,94% dos votos válidos. Ciro Nogueira aparece com 35,03%, enquanto Joel Rodrigues registra 19,80%.
Os percentuais somam mais de 100%, pois o eleitor cita mais de um nome.
Como foi realizada a pesquisa
A pesquisa do Instituto Amostragem foi conduzida de 17 a 20 de janeiro de 2025, com 1.137 entrevistados maiores de 16 anos e com domicílio eleitoral em 49 municípios do Piauí, abrangendo todas as regiões do estado. A amostra considerou a proporcionalidade de sexo, idade, escolaridade e renda familiar. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,85%.
Fonte: MEIONEWS