Polícia analisa exumação de três corpos do mesmo núcleo familiar envenenado no PI

As autoridades poderão abrir um novo inquérito para investigar Francisco de Assis e Maria dos Aflitos.

Diante do número de vítimas de envenenamento em Parnaíba, litoral do Piauí, a Secretaria de Segurança Pública do Estado analisa a exumação de três corpos do mesmo núcleo familiar, falecidos em diferentes épocas com mortes registradas como naturais. As autoridades poderão abrir um novo inquérito para investigar Francisco de Assis e Maria dos Aflitos, suspeitos de envenenar sete familiares e uma vizinha.

QUEM SÃO AS VÍTIMAS?

A SSP está avaliando a possibilidade para determinar se as mortes também foram causadas por envenenamento, semelhante aos outros membros da família. A investigação se concentra em três mortes suspeitas das seguintes pessoas: 

  • Primeiro marido de Maria dos Aflitos (pai de Manoel Leandro e Francisca da Silva);
  • Esposa de Francisco de Assis;
  • Marido de Francisca, filha de Maria dos Aflitos e mãe das 5 crianças que também foram envenenadas.

INVESTIGAÇÕES

O caso que chocou o país gira em torno de oito mortes por envenenamento com uma substância chamada terbufós.

Agosto de 2024: Ulisses Gabriel da Silva, de 8 anos, e João Miguel da Silva, de 7 anos, netos de Maria dos Aflitos, foram envenenados. Segundo as autoridades, Francisco de Assis teria colocado o veneno em um suco em pó e entregado as crianças. 

Janeiro de 2025: Meses depois, nove pessoas da mesma família foram levadas ao hospital, ao comerem um arroz requentado do dia anterior. Ao todo, cinco pessoas morreram por envenenamento. Francisco de Assis ordenou que o alimento fosse requentado.

“A Maria ficou de forma proposital deitada na cama para não gerar nenhuma suspeita e não comer os alimentos, os primeiros que se alimentaram do baião foram os primeiros a morrer. Tinha tanto veneno na panela, que na panela original onde foi feito o alimento no fundo da panela tinha veneno”, disse o delegado Abimael Silva. 

22 de janeiro de 2025: Na tentativa de livrar o companheiro da prisão, Maria dos Aflitos, utilizou café para matar Maria Jocilene, com quem mantinha um relacionamento amoroso.  A vítima foi a óbito dois dias depois do ocorrido.

Vítimas e suspeitos envolvidos./Imagem: Jéssica Machado

Vítimas e suspeitos envolvidos./Imagem: Jéssica Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *