Sorteio da Copa do Brasil 2025: veja como ficaram as chaves e confrontos
Nesta fase, 80 clubes do país conheceram seus primeiros adversários na competição, e entrarão em campo nas semanas dos dias 22 e 29 deste fevereiro. Entre eles, gigantes da Série A nacional, como Atlético-MG, Fluminense, Grêmio e Vasco.O sorteio da primeira fase da Copa do Brasil aconteceu nesta sexta-feira (7), às 15h (de Brasília), em um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Nesta fase, 80 clubes do país conheceram seus primeiros adversários na competição, e entrarão em campo nas semanas dos dias 22 e 29 deste fevereiro. Entre eles, gigantes da Série A nacional, como Atlético-MG, Fluminense, Grêmio e Vasco.
Confira os principais confrontos
ASA-AL x Atlético-GO
União Rondonópolis-MT x Vasco da Gama
Pouso Alegre-MG x Athletico-PR
Ceilândia-DF x Coritiba
Porto Velho-RO x Cuiabá
Maringá-PR x Juventude-RS
São Raimundo x Grêmio
Maranhão x Vitória
Sousa-PB x Red Bull Bragantino
Operário-MT x Criciúma
Cascavel-PR x América-MG
Tocantinópolis-TO x Atlético-MG
Águia de Marába x Fluminense
Os clubes foram divididos em oito potes com base na colocação no Ranking Nacional de Clubes (RNC). Os confrontos foram sorteados entre equipes dos grupos A x E, B x F, C x G e D e H.
- Pote A: Atlético-MG, Athletico, Fluminense, Grêmio, América-MG, Bragantino, Vasco, Atlético-GO, Juventude e Cuiabá.
- Pote E: Sousa, Tocantinópolis, São Raimundo-RR, Maringá, FC Cascavel, Pouso Alegre, ASA, União Rondonópolis, Porto Velho e Águia de Marabá.
- Pote B: Ceará, Vitória, Coritiba, Sport, Criciúma, Vila Nova, Operário-PR, Ponte Preta, Brusque e Sampaio Corrêa.
- Pote F: Sergipe, Humaitá, Trem, Ceilândia, Inter de Limeira, Maranhão, Operário VG, Tuna Luso, Operário-MS e Concórdia.
- Pote C: Novorizontino, Tombense, CSA, ABC, Remo, Náutico, Confiança, Ferroviário, Botafogo-PB e Amazonas.
- Pote G: Boavista, Parnahyba, Maracanã-CE, Santa Cruz-RN, GAS-RR, Rio Branco-ES, Rio Branco VN-ES, Olaria, Portuguesa e Votuporanguense.
- Pote D: América-RN, Manaus, São José-RS, Aparecidense, Altos, Retrô, Caxias, Athletic. Nova Iguaçu e Portuguesa-RJ.
- Pote H: Guarany de Bagé-RS, Jequié, Barcelona de Ilhéus, São Francisco-PA, Capital-DF, Independência-AC, União-TO, Dourados-MS, Barcelona-RO e Oratório-AP.
Vale lembrar que Bahia, Botafogo, Corinthians, Flamengo, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e São Paulo, que disputam a Libertadores deste ano, além de CRB (vice da Copa do Nordeste), Paysandu (campeão da Copa Verde) e Santos (campeão da Série B) entram direto na 3ª fase da Copa do Brasil – o CRB ganhou a vaga porque o Fortaleza garantiu classificação na Libertadores via Brasileirão.
O regulamento da Copa do Brasil mudou para este ano em relação às últimas oito temporadas. Tanto a 1ª quanto a 2ª fases serão em jogo único, mas agora haverá decisão por pênaltis caso a partida termine empatada. Antes, a equipe de melhor ranking se classificava em caso de igualdade.
- 1ª fase: jogo único na casa do time de pior ranking; decisão nos pênaltis em caso de empate.
- 2ª fase: jogo único com mando de campo em chaveamento previsto no regulamento; decisão nos pênaltis em caso de empate.
- 3ª fase adiante: confrontos definidos em sorteio, com jogos em ida e volta. Em caso de empate no placar agregado, decisão nos pênaltis.