Estudante do CETI José Narciso de Piripiri e outros quatro da rede estadual do Piauí disputam vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul
A votação ocorre de 19 a 21 de fevereiro e é aberta a jovens de 14 a 29 anos.Cinco estudantes da rede estadual do Piauí estão em campanha para garantir uma das três vagas do estado no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). A votação ocorre de 19 a 21 de fevereiro e é aberta a jovens de 14 a 29 anos. Os projetos dos candidatos estão sendo divulgados nas escolas e redes sociais para conquistar apoio.
Lorrany Canuto Pereira da Silva, aluna do Ceti Narciso da Rocha Filho, em Piripiri, conta com o apoio da comunidade escolar para promover seu projeto. “Estamos fazendo visitas e mobilizando as mídias digitais para ampliar a divulgação. O apoio da minha escola e dos professores orientadores tem sido fundamental”, afirmou.
Seu projeto propõe a criação de laboratórios de reaproveitamento de resíduos eletrônicos nas escolas, que também funcionariam como centros de coleta. “O Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico do mundo. Precisamos incentivar práticas sustentáveis para mudar essa realidade”, destacou.
Letícia Bianca de Carvalho, do Ceti José Borba de Carvalho, em Jardim do Mulato, desenvolveu um projeto de manejo correto de resíduos sólidos, com foco na preservação da Lagoa do Mulato, área de relevância ambiental e cultural para a comunidade.
Ana Vitória Gonçalves, do Ceti Dona Rosaura Muniz Barreto, em São Miguel do Tapuio, propõe ações ambientais para aproximar a escola das famílias e fortalecer o cuidado com o meio ambiente escolar.
Irwing de Melo Koppes Filho, do Ceti Professor Edgar Tito, em Teresina, apresentou um projeto para reduzir a produção de lixo nas escolas, incentivando a reciclagem e o descarte correto.
Iulla Walleska Miguel de Souza, do Ceti Cônego Cardoso, em Castelo do Piauí, foi selecionada com a proposta “Escolas Climáticas por meio da Agroecologia e Arborização”, que busca enfrentar as mudanças climáticas com práticas sustentáveis no ambiente escolar.
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, elogiou o desempenho dos estudantes e ressaltou a importância do programa. “A participação no Parlamento Juvenil fortalece a liderança e o protagonismo estudantil. A Seduc incentiva iniciativas como essa, que estimulam o diálogo e a cidadania entre os jovens”, afirmou.
Sobre o programa
O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do Ministério da Educação que reúne 81 estudantes de todo o Brasil, seis de cada estado. O resultado preliminar da votação será divulgado em 24 de fevereiro, seguido de auditoria entre 25 e 27 de fevereiro. O resultado final será anunciado em 7 de março.
Os três mais votados de cada estado participarão da etapa nacional, de 11 a 13 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR). Nessa fase, os estudantes ajudarão a elaborar a Declaração do Parlamento Juvenil do Mercosul, documento que orientará discussões sobre educação na região.
Fonte: Seduc