Servidores do judiciário promovem ato público e deflagram greve no Piauí
Os servidores do judiciário federal realizaram na manhã desta segunda-feira (25) um ato público em frente ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE), na Zona Norte de Teresina, na tentativa de suspender as atividades no órgão. A categoria anunciou a deflagração da greve por tempo indeterminado e o movimento atingirá também a Justiça Federal e o Tribunal do Trabalho.
Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Sintrajufe), Valter Braga, as principais reivindicações dos servidores são por melhorias nas condições de trabalho e reajuste salarial de 33%. A greve de nível nacional já tem adesão no Distrito Federal, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
“Nosso movimento faz parte da luta nacional por um reajuste salarial digno, que cubra ao menos as perdas causadas pela inflação desde 2006. Até este ano, a inflação já subtraiu um valor superior a um terço dos nossos salários”, declarou.
Em todo o Piauí, são 1.200 funcionários no judiciário e a previsão é de que 70% aderem ao movimento grevista. “Por enquanto não temos ideia dos serviços já paralisados, mas a intenção é de que todos os setores dos Tribunais Eleitoral e do Trabalho, além da Justiça Federal não funcionem”, concluiu.