DER investe em tecnologia para garantir mais visibilidade nas estradas
DER promove melhoria nos dispositivos, seja na substituição de placas reflexivas ou fazendo novas intervenções na pintura das rodovias.O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está investindo em segurança viária para melhorar a sinalização vertical e horizontal das rodovias estaduais. Através de análises em pista, com o uso de equipamentos tecnológicos que medem a qualidade da luz que reflete de volta ao condutor, está sendo possível promover uma melhoria nos dispositivos: seja substituição de placas refletivas ou até mesmo de novas intervenções na pintura das estradas.
“Através da retrorrefletância, que é uma área que permite garantir segurança viária no tráfego, é possível aferirmos, ou seja, medirmos a qualidade das placas e pinturas nas estradas. Com esses investimentos em ferramentas tecnológicas podemos manter o padrão ideal de durabilidade da nossa sinalização, seja horizontal como também a vertical”, explica o diretor-geral do DER-PI, Leonardo Sobral.
Nesses dois anos já são mais de 8.000 mil km de estradas restauradas. Um investimento de R$ 2 bilhões para atingir mais de 80% da malha com boa trafegabilidade.
“A tecnologia é um importante aliado. Nesse caso, os equipamentos permitem esse trabalho de análise da qualidade. Em casos de condução com chuva, neblina, ou mesmo à noite ou em condições adversas, é possível por meio dessa ferramenta garantir conforto e visibilidade”, explica o gestor.
Para a engenheira e especialista em segurança de tráfego, Lais Jesus da Silva, o uso de sinais reflexivos de melhor desempenho resulta em sinais mais brilhantes e visíveis. “A retrorrefletância é utilizada em faixas, linhas, placas de sinalização, entre outros”, garante.
As equipes técnicas do Departamento de Estradas de Rodagem já estão em campo e todo esse trabalho vai alcançar os 12 territórios. “O uso de sinais reflexivos de melhor desempenho resulta na redução de acidentes e o nosso principal foco é garantir boa trafegabilidade e evitar acidentes”, diz o gestor.