Abril Laranja: saiba como denunciar maus-tratos contra animais no Piauí

A Polícia Civil do Piauí reforça a importância das denúncias como forma de combater os maus-tratos. 

04 de abril marca o Dia Mundial dos Animais de Rua, uma data que chama atenção para o abandono e a negligência enfrentados diariamente por cães, gatos e outros animais em situação de vulnerabilidade. No Piauí, o mês é reforçado com a campanha Abril Laranja, que busca conscientizar a população sobre maus-tratos e guarda responsável. A Polícia Civil do Piauí reforça a importância das denúncias como forma de combater os maus-tratos.

Um caso recente ocorrido em Simões, no interior do estado, exemplifica a importância da denúncia formal. Na quinta-feira (3), uma mulher foi presa em flagrante após a Delegacia de Simões receber denúncia de que animais estariam sofrendo maus-tratos na zona rural do município.

Ao chegarem no Sítio São Miguel, os policiais constataram que duas cachorras estavam presas em cordas curtas, sem acesso à água ou alimento e expostas ao sol. Também foram encontradas 25 gaiolas com pássaros — oito deles mortos e dois ainda vivos. Os animais foram recolhidos e a mulher foi autuada pelos crimes de maus-tratos e maus-tratos com morte. Ela passou por audiência de custódia e teve a liberdade provisória concedida.

Foto: Reprodução / Polícia Civil do Piauí 

Como denunciar maus-tratos a animais
A coordenadora de proteção animal da SSP-PI, advogada Samanta Volpato, explica os caminhos para formalizar a denúncia.

“Quando a gente se depara com uma situação de maus-tratos acontecendo naquele momento ou que acabou de acontecer, é importante acionar imediatamente o 190. Eles encaminham a denúncia para o Batalhão de Polícia Ambiental, que atua diretamente no flagrante”, diz.

Para casos que não são flagrantes, Samanta orienta buscar a Delegacia do Meio Ambiente. “Quando você souber de um animal acorrentado, sem alimentação ou em local inadequado, e isso já acontece há algum tempo, pode encaminhar a denúncia para a Delegacia do Meio Ambiente ou enviar e-mail para dp.meioambiente@ssp.pi.gov.br. No interior do estado, o cidadão deve procurar a delegacia da região.”, detalha.

Ela reforça que o número 190 atende todo o estado. “O Batalhão de Polícia Ambiental tem comandos regionais que conseguem agir em municípios distantes. Quem ligar de São Raimundo Nonato, por exemplo, terá a denúncia repassada para a CIPA da região.”
O que configura maus-tratos?
A coordenadora alerta que maus-tratos não se resumem à agressão física. “As pessoas acham que maus-tratos é só bater no animal, mas há outras formas de violência como o acorrentamento ininterrupto, onde o animal não consegue se mover ou se deitar; falta de água, comida e abrigo contra o sol e a chuva, negligência médica, como não levar um animal doente ao veterinário. Todas essas situações configuram maus-tratos, mesmo sem agressão física aparente”, explica.
Canais para denunciar casos de maus-tratos a animais no Piauí:
  • Disque Denúncia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh): Entre em contato pelo telefone (86) 98112-9958, que também atende via WhatsApp. ​

  • Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): Localizada na Avenida Raul Lopes, Zona Leste de Teresina, ao lado do Parque Potycabana. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *