Piauí leva quatro representantes para N/NE de musculação atlética em Natal
Júnior Uchôa, fisiculturista (Foto: Josiel Martins )Júnior Uchôa durante treinos (Foto: Josiel Martins )
Sérgio Nunes, André Luiz, Júnior Uchôa e Vagner Mesquita podem ser nomes ainda não muito conhecidos dos amantes do esporte piauiense, mas neste sábado darão o primeiro passo para que sejam conhecidos.
Os quatro vão participar do Campeonato Brasileiro de Musculação Atlética do Norte e Nordeste, em Natal, Rio Grande do Norte. A competição é importante porque serve de pontuação no ranking nacional e seletiva para o Campeonato Sul-Americano da categoria.
Diferente do que a maioria das pessoas está acostumada a ver, as categorias são divididas por estatura, onde o peso não é levado em consideração. Os competidores ficam divididos nas categorias 1,64m, 1,72m, 1,79m e acima de 1,79m. A estatura média da região torna a categoria 1,79m a mais disputada. Três dos quatro atletas piauienses competem nela, somente André Luiz tem estatura maior.
Na competição, serão avaliados quem tem a melhor proporção corporal e desenvolvimento na plasticidade na coreografia executada. A competição é organizada pela NABBA (sigla em inglês) para Federação Amadora de Fisioculturismo.
A delegação piauiense tem quatro estreantes em competições nacionais e um grande desafio de mais de 20 horas de viagem até a capital potiguar.
José Costa, segundo o secretário da Federação Piauiense de Musculação e Fitness (FEPIM), fala do grande potencial dos atletas, mas fica receoso pelas horas de viagem.
Apontado como um dos destaques dessa delegação, Sérgio Nunes é colocado como uma descoberta na modalidade. Hoje ele é considerado com um corpo dentro dos padrões com simetria, proporção e definição capaz de trazer um pódio ao Piauí.
– Nossos atletas estão com nível muito bom, não são muitos, mas os que vão competir agora têm grandes chances de subir ao pódio. Nos preocupa o tempo de viagem de ônibus. Eles estão em um período conhecido como ‘pré-contest’, onde o atleta está com as taxas de carboidratos baixas causando ansiedade e stress. Nesse momento, o psicológico pode atrapalhar bastante na hora da competição – explica. Globoesporte
É bom ver que o Piauí esta crescendo nessa modalidade.
Moro nesse estado desde meu nascimento, sou praticante de musculação e, posso dizer que agora sim estamos tendo oportunidades.
Parabens Piauí, abraços…