Piauienses aderem ao RG animal, Cadastro Nacional de Animais Domésticos; saiba como fazer
O documento é gratuito e feito de forma online. A iniciativa visa estimular a guarda responsável e combater abandono e maus tratos.Tutores piauienses têm aderido ao Cadastro Nacional de Animais Domésticos, o RG animal, do Governo Federal. O projeto visa estimular a guarda responsável e combater abandono e maus tratos.
Para fazer o cadastro, o dono do animal deve acessar o site do gov.br e selecionar o sistema do Sinpatinhas. Primeiramente, dará seus dados pessoais, em seguida as do bicho. Cada registro é único e intransferível e ao final do processo, o animal já estará vinculado à conta gov.br.
O professor conta que já perdeu seu felino quando estava se acostumando com ambiente e diz que se tivesse o cadastro na época, facilitaria a localização.
Segundo Ministério do Meio Ambiente, essa medida foi feita para haver uma estimativa da quantidade de animais que existem, para serem criadas políticas públicas de cuidado e proteção.
Atualmente, o Brasil tem aproximadamente 62,2 milhões de cães e 30,8 milhões de gatos, com cerca de 35% deles vivendo nas ruas ou abrigos.
No Piauí, a fundadora da Associação Piauiense de Proteção Animal (APIPA), Isabel Moura, a ação é importante para ter esse controle populacional. “Sempre peço que haja mobilização para que os animais entre no orçamento público”, afirmou Isabel
“A gente ficou muito feliz porque, como eles são parte da família, é mais uma coisa que os mantêm protegidos e mais próximos da gente”, reforçou João Victor. G1-PI