Programa “Saúde no Campo” é lançado em Piripiri com atendimento direto nas comunidades rurais
Em Piripiri, o programa terá início no dia 5 de maio, beneficiando 450 famílias.O SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – lançou o programa “Saúde no Campo” nesta quinta-feira, 24 de abril de 2024, no auditório Milton Vieira (Palácio do Povo de Perypery), com o apoio da Prefeitura Municipal de Piripiri.
O “Saúde no Campo” é um programa que visa à promoção da saúde e do bem-estar de produtores rurais, seus familiares e empregados, por meio de visitas domiciliares, utilizando ferramentas como a telessaúde, e ações de prevenção e diagnóstico precoce de doenças. O objetivo principal é melhorar a qualidade de vida e o acesso à saúde em áreas rurais, onde o atendimento pode ser mais limitado. Em Piripiri, o programa terá início no dia 5 de maio, beneficiando 450 famílias.
“Iremos assinar com os produtores rurais, no dia de hoje, a adesão ao programa. Junto com a equipe do município, iremos desenvolver diversas ações de saúde. Vamos levar técnicos em saúde, promovendo saúde preventiva, além de palestras para essas pessoas”, disse Márcia Borges, gerente de Educação Profissional do SENAR.
Filho do Prado, funcionário da SESAM e presidente do Conselho Municipal de Saúde, também comentou a iniciativa. “Importante esse programa, visa prevenir e orientar sobre questões de saúde à nossa população. Vem ao encontro do nosso trabalho, já que temos uma ótima saúde, e vai ser uma grande parceria”, afirmou.
Késia Pavin, técnica de Saúde do SENAR, falou à nossa reportagem: “Hoje estamos lançando o programa Saúde no Campo, que vem para beneficiar os produtores rurais e suas famílias. Serão várias atividades para prevenção e promoção em saúde. Agradecemos o apoio e a adesão da prefeita Jôve Oliveira Monteiro que acolheu de braços abertos o Programa”, explicou.
Antônio Almir, da localidade Boticas, assinou a adesão. “Muito bom, irão à nossa casa e vamos nos prevenir de doenças, melhor e mais fácil para nós”, disse.
Antônia Ferreira dos Santos, da localidade Caraúba dos Caminolas, demonstrou entusiasmo. “Muito bom esse trabalho, uma verdadeira maravilha para nós que moramos lá”, afirmou.
Aldeina Maria, da comunidade Várzea I, também aprovou a iniciativa. “Somos cinco na minha casa, todos temos problemas e ficamos sem palavras por termos ganho esse projeto. Agradecer a todos”, concluiu.