Escolas públicas de Piripiri têm Ideb acima da média nacional
Duas escolas públicas de Piripiri tiveram nota de destaque no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado este mês, pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Isso porque elas superaram a meta estabelecida pelo Governo Federal para o ano de 2022, que é de 6 pontos.
A Unidade Escolar Padre Freitas atingiu 6.4, enquanto o Centro Educativo Municipal Antônio Ferreira Neto chegou a 6 pontos. De acordo com o MEC, as escolas brasileiras têm até o ano de 2022 para alcançar este patamar no Ideb, que mede a qualidade da educação básica no país.
No geral, o MEC mostrou as escolas públicas de Piripiri avançaram no Ideb, se comparados os índices atuais aos últimos números, divulgados em 2011. No Ensino Fundamental I, onde é avaliado o desempenho dos alunos da 4ª série ou 5º ano, a média do Ideb passou de 4 para 4.5 pontos em 2013. Já no Ensino Fundamental II, que avalia os alunos de 8ª série ou 9º ano, a média subiu de 3.8 para 4.1.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Eliana Teles, a melhoria do ensino em Piripiri é reflexo das ações do poder público municipal em prol da educação, especialmente com a valorização de professores e a melhoria da estrutura física das escolas. “Temos trabalhado com planejamento e compromisso para que nossos alunos tenham acesso a uma educação de qualidade”, pontua a secretária.
Eliane ressaltou, ainda, que seis alunos da rede municipal de Piripiri foram classificados na primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Português deste ano. Segundo ela, a secretaria recebeu nesta semana o comunicado do MEC sobre a disputa. Ela lembrou também que, em 2013, um aluno da zona rural recebeu um diploma de menção honrosa pela sua pontuação nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática.