“A Feira melhora a nossa vida”, relatam agricultores

clarindafeira

“Ter a possibilidade de vender em Feiras da Agricultura Familiar, facilita e melhora a nossa vida”, conta a agricultora Maria Helena, do Assentamento Boa Esperança, que comercializa tempero, doces, frutas e verduras na feira agroecológica de Piripiri. Mais uma edição da Feira ocorreu hoje, a partir das 6h, na Praça do Curumim.

DSC_0911 DSC_0926

Os trabalhadores rurais, sempre presentes ao evento, são unânimes em relatar que aproveitam a oportunidade para comercializar seus produtos. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), Totonho Soares, lembra que antes de 2013, havia apenas uma feira mal estruturada e com espaços inadequados para as atividades dos agricultores familiares, com poucas famílias se beneficiando.

“Agora, com os investimentos da atual administração, foram disponibilizados não só novos espaços, como também adquiridos equipamentos, material e logística para os feirantes. Não é à toa que a feira já comemorou um ano de existência”, frisou Totonho.

DSC_0990

De acordo com a secretária da assistência social, Clarinda Andrade, a meta é que, até o próximo dia 06 de dezembro, quando será inaugurado o Centro Público de Economia Solidária, na própria Praça das Almas, a feira ganhe toda a infraestrutura necessária para perfeita acomodação, tanto de feirantes, como dos agricultores que comercializam seus produtos.

A feira contou com mais de 100 empreendedores solidários, e movimentou, hoje (14), mais de R$100 mil com a venda de animais vivos e abatidos, artesanato, frutas e legumes e uma bem instalada praça de alimentação com comidas típicas da região.

Bebedouros foram instalados para melhor atender o povo. A novidade nesta edição da feira foi a presença de uma equipe de reportagem da TV Produções, cujo objetivo era mostrar a potencialidade da feira que concorre a II Amostra de Boas Práticas do Programa Bolsa Família no quesito “articulação de programas complementares com o consequente aumento da renda das famílias beneficiarias do PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA e a diminuição da extrema pobreza em Piripiri”. Mais de 50 carteiras de trabalho foram emitidas pelo SINE e foram ofertados diversos serviços pela secretária de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *