Onça invade casa em Pedro II e é resgatada 12 horas depois
Uma onça sussuarana surpreendeu a população da cidade de Pedro II, 195km de Teresina. Por volta das 4h da manhã desta segunda-feira (29), o animal foi visto passeando próximo a sede do INSS. Moradores avisaram a Polícia Militar. Com o movimento, o animal se refugiou dentro de uma residência.
Um dos moradores da casa em que a onça se abrigou, é deficiente físico e se encontrava no alpendre da residência quando o animal entrou pelo quintal. Pensando se tratar de um cachorro, ele e a irmã foram tentar expulsar o animal, quando perceberam que se tratava de uma onça.
O animal ficou dentro do quarto das 6h até às 17h quando um grupamento da polícia ambiental e funcionários do Parque Zoobotânico em Teresina chegaram para resgatar a sussuarana. “Como ela estava dentro de um quarto, o resgate foi um tanto complicado. Mesmo com o lançamento de um dardo com tranquilizante, foi complicado tirá-la de lá”, conta o diretor do Zoobotânico, José Renato.
Segundo o veterinário Alexandre Clark a sussuarana é um macho, com aproximadamente três anos de idade e peso variando entre 40 e 45kg. Ele foi trazido à Teresina e deve ficar no Zoobotânico, onde já tem um local reservado.
“Pedro II fica localizado em uma região serrana, cercada de muita vegetação. Com o desenvolvimento da cidade, o habitat da sussuarana deve ter sido invadido. Assim ela pode ter se perdido e entrou na primeira casa que achou. Estava tão assustada quanto os moradores”, explica. cidadeverde