TSE descobre mais de 70 títulos duplicados no Piauí e admite erro

IMG_971022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já identificou 72 títulos de eleitores do Piauí duplicados, em conferência eletrônica de impressões digitais feitas no recadastramento biométrico. De acordo com a corregedoria-geral eleitoral, não houve má fé, a duplicação será anulada e a votação está garantida.

Com mais de 70% dos cadastros biométricos checados, o TSE identificou, até a noite de quinta-feira (2), que 2.529 eleitores possuem dois ou mais títulos eleitorais. Os casos com até dois títulos são considerados erros da própria Justiça Eleitoral durante o recadastramento, e não má fé. Com isso, será excluído o segundo registro e mantido o primeiro.

No entanto, existem outros 62 eleitores com mais de dois títulos eleitorais. Em Goiás, um caso surpreendente aponta que uma única pessoa aparece com 32 títulos. Até o momento, não forma registrados casos como esses no Piauí. Os tribunais dos Estados onde há suspeita de má fé na duplicação dos títulos de eleitor serão comunicados para que enviem o caso para a Polícia Federal. Até o fim das investigações, todos esses estão impedidos de votar.

Relatório enviado pelo TSE ao Cidadeverde.com mostra que já foram identificados casos de duplicidade em todas as unidades federativas. Os registros com mais de dois títulos foram identificados em Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, Rondônia, Sergipe e São Paulo, além do Distrito Federal.

No Piauí, o recadastramento biométrico atingiu 36% do eleitorado do Estado. Dos 2.345.694 eleitores aptos a votar no Piauí, 853.541 o farão pelo sistema biometrico. Além de Teresina, estão no novo sistema as cidades de Cajueiro da Praia, Floriano, Francisco Santos, Ilha Grande, José de Freitas, Luís Correia, Nazária, Oeiras, Parnaíba, Picos, Piracuruca e Piripiri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *