Wellington Dias vence pela terceira vez no primeiro turno

20120702122253_a1753

Wellington Dias (PT) venceu a eleição para o governo do Piauí num feito inédito. Pela terceira vez ganha a eleição no primeiro turno. Outro dado marcante é que o petista se elege governador pela terceira vez, duas consecutivamente e agora, após um intervalo de quatro anos, quando ele elegeu-se em 2010, senador da República.

A surpreendente votação que o candidato petista obteve nesta eleição para o governo do Estado, contrasta com o seu pífio desempenho na disputa para a prefeitura de Teresina em 2012, quando ficou em terceiro lugar. O petista se reabilita junto ao eleitorado que o faz detentor da maior liderança política no Estado.

 

A excelente performance de Wellington Dias, desde o lançamento de sua candidatura, favoreceu toda a chapa formada na coligação “A vitória com a força do povo”, principalmente alavancando a candidatura ao senado do ex-prefeito de Teresina, Elmano Férrer, que era favorito a uma cadeira na Assembleia Legislativa (Alepi).

A eleição de Elmano para o senado, era tida como um projeto fadado ao fracasso, tendo em vista a fama do seu opositor, o ex governador Wilson Martins (PSB), que mantinha domínio sobre uma poderosa estrutura de aliança partidária, firmando compromisso com lideranças de todos os partidos existentes no Estado e em todos os municípios.

Houve ocasião em que Elmano pensou em renunciar a candidatura, tendo em vista o favoritismo do seu adversário. Elmano substituiu o senador João Vicente Claudino na disputa da vaga do Senado, quando JVC, alegando problemas de ordem pessoal, anunciou a desistência da disputa.

Wellington Dias chegou a declarar a interlocutores que fará uma gestão completamente diferenciada de seus dois governos, procurando centrar-se em propostas e projetos efetivamente voltados para o desenvolvimento econômico e social do Piauí.

Apesar de eleger-se com uma bancada numericamente inferior, no contexto da Alepi, o governador eleito procurará fazer alianças com partidos, ou diretamente com parlamentares que tenham os mesmos compromissos para com o bem estar do Piauí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *