Número de abstenção cresce no Piauí e quase atinge a média nacional
Mais de 443 mil eleitores piauienses deixaram de votar nas eleições desse domingo (5). Segundo os dados apurados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a abstenção no estado chegou a 18,90%, quase a média nacional (19,39%) de pessoas que não foram às urnas. Os votos válidos somaram 1.669.749 (87,82%).
O número foi um pouco menor do que o registrado nas eleições de 2010, quando 448.538 mil eleitores deixaram de votar. O índice foi de 19,83%.
Neste domingo, a população foi às urnas para eleger presidente, governadores, senadores e deputados. O segundo turno acontece no dia 26 de outubro.
O eleitor que faltou às eleições deve comparecer a um cartório eleitoral dentro do prazo de 60 dias para justificar a ausência. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o valor da multa é decidido pelo juiz eleitoral e pode variar entre R$ 3,51 e R$ 35,14. Quem não votou no segundo turno poderá votar normalmente no segundo turno.
Além de pagar a multa, o eleitor que não o fizer a justificativa poderá ter o título suspenso. A pessoa fica impedida de assumir cargo público; os empregados no serviço público não podem receber salário; não é possível obter empréstimos em bancos mantidos pelo governo, tirar passaporte, carteira de identidade, nem renovar matrícula em estabelecimento público de ensino.