Casos de dengue já ultrapassam 7,5 mil no Piauí e é maior que em 2013

mosquito_dengue

O número de casos de dengue notificados no Estado do Piauí em 2014 já superou a soma do ano passado. Foram notificados 7.521 casos até esta quarta-feira (19), quase três mil casos a mais que em 2013. O número de mortes também é superior. Foram cinco casos confirmados, sendo dois em Teresina, e mais um registro nas cidades de Barras, Cocal de Telha e Jurema. A taxa de letalidade está em 15,15%.

A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou os números referentes ao último levantamento. o relatório mostra que a incidência aumentou para 238 casos em cada grupo de 100 mil habitantes. E 34 cidades registraram altos índices de incidência em 2014, contra 19 municípios em 2013.

O coordenador de vigilância ambiental da Sesapi, Antônio de Sá, atribuiu o aumento dos casos a falta de vigilância dos municípios em relação ao controle da dengue. “Muitos municípios deixaram de realizar os ciclos do LIRAa. A Sesapi coordena e monitora as ações, mas os municípios é que tem que efetivar as ações. Falta de gestão em relação a prevenção e controle  do vetor”.

O número de casos confirmados já ultrapassa em mais de 1.000 os números de 2013. Até agora foram confirmados 1.470 notificações, sendo que foram registrados em Teresina um caso positivo para o vírus tipo 4 e outro tipo 1, considerados mais agressivos pelas autoridades de saúde.

Com essa constatação, já circulam no Piauí todos os tipos de vírus da doença.

Outra preocupação das autoridades de saúde é em relação a Febre Chikungunya , transmitida pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes Aegypti. Ainda não foi registrado nenhum caso da doença no Estado, mas em estados como a Bahia, que fazem fronteira  o Piauí, o número de casos notificados já ultrapassa a marca dos 700. A Sesapi já acendeu o alerta em relação a doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *