Procon-PI alerta consumidores para a Black Friday
No caso de problemas, o consumidor poderá procurar o Procon-PI ou buscar orientação pelo telefone (86) 3216-4550.
A promessa de grandes promoções é o principal atrativo da Black Friday, marcada para amanhã (28). Para evitar que o consumidor que pretenda adquirir produtos na Black Friday faça um mau negócio, o PROCON/PI divulgou dicas para uma compra segura pela internet. Confira:
1º – verifique os preços dos produtos antes do dia marcado para o evento;
2º – veja a descrição do produto, compare-o com o de outras marcas e certifique-se de que ele supre suas necessidades;
3º – Decidido pelo produto a ser adquirido, verifique se realmente houve redução do preço do produto ofertado no dia da Black Friday, para evitar o risco de cair na armadilha de promoções que não são tão vantajosas como anunciado;
4º – Fique atento à política de privacidade da loja virtual e sua responsabilidade pelo armazenamento e manipulação de seus dados pessoais;
5º – imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).
Dicas de segurança
– O fornecedor deverá ser identificado na página virtual e informar ao consumidor sua razão social, CNPJ, endereço físico e canais de contato.
– Evite comercializar com sites que exibem como forma de contato apenas o número de um telefone;
– Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;
– Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;
– Nunca realize transações online em lanhouses, cybercafés ou computadores públicos, pois estes podem não estar adequadamente protegidos.
Direitos do consumidor
O fato de a compra ser feita em uma liquidação não elimina os direitos do consumidor, como a obrigação do fornecedor de cumprir a oferta conforme anunciada, assegurar a garantia do produto e o direito de arrependimento, este consistente no prazo de sete dias assegurado ao consumidor para desistir das compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicilio, telemarketing, catálogos, internet).
Fique atento, ainda, ao prazo de entrega da mercadoria em domicílio, que deve estar registrado na nota fiscal ou recibo.
No caso de problemas, o consumidor poderá procurar o Procon-PI ou buscar orientação pelo telefone (86) 3216-4550.
Um ano após vídeo íntimo vazar na internet, polícia ainda busca suspeitos
Um ano após a morte da estudante Júlia Rebeca, 17 anos, a Polícia Civil do Piauí continua as investigações sobre o caso e tenta localizar pessoas que tenham compartilhado um vídeo íntimo no qual a garota aparecia.
De acordo com a delegada Cristiane Vasconcelos, titular da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Alta Tecnologia (Dercat), o inquérito ainda está tramitando porque a polícia deverá cumprir mais alguns mandados de busca e apreensão, inclusive fora do estado. Júlia Rebeca foi encontrada morta dentro do seu quarto no dia 10 de novembro do ano passado e teria tirado a própria vida após ter a intimidade exposta na internet. GP1