Conta de minimusa fitness em rede social é bloqueada após polêmica
Anna Clara Mansur se intitula blogueira fitness infantil, em Goiânia, Goiás (Foto: Arquivo Pessoal)
Após realizar o sonho de ter milhares de seguidores no Instagram, a minimusa fitness Anna Clara Lagares Mansur, de 9 anos, teve sua conta bloqueada pela rede social. Também intitulada blogueira fitness infantil, a menina usava seu perfil para postar fotos da sua rotina de exercícios em uma academia de Goiânia.
“Ela ficou muito chateada com o bloqueio. Nós estamos revoltados porque o perfil dela não pode ser visto como objeto de pornografia infantil. Não podemos aceitar uma maldade dessas com uma criança”, disse ao G1 a mãe da garota, a empresária Mileny Mansur.
As imagens da menina se espalharam na web após internautas consideraram um exagero por parte dos pais deixar uma criança se dedicar tão cedo a uma série de exercícios. Com a polêmica, na segunda-feira (3), o perfil passou de 988 seguidores para 21.800 mil. Logo depois, a conta foi bloqueada.
Procurada pelo G1, a assessoria do Instagram não se pronunciou até a publicação desta reportagem.
Com o bloqueio do perfil de Anna Clara, Mileny decidiu criar outra conta para menina e iniciar uma campanha para “conseguir novamente o número de seguidores”. A mãe explica que, desde antes, monitorava as redes sociais da filha e as postagens só eram feitas após sua autorização.
”Se o problema era uma criança ter uma conta no Instagram, agora não será mais. Eu sou a responsável por ela, vou movimentar a conta por ela”, afirma.
Apesar de ficar conhecida como blogueira fitness infantil, Anna Clara não possui um blog, apenas contas no Instagram e no Facebook. A mãe revela que o título de blogueira é uma brincadeira entre a filha e as amigas da escola.
“As meninas brincam de ser blogueira. Cada uma é blogueira de alguma coisa, ela é a fitness”, conta.
Exercícios
Anna Clara começou sua paixão pelo esporte e exercícios ainda cedo, conforme relata a mãe.
Aos 2 anos de idade, começou a fazer balé e natação. Entretanto, em 2014, ela demonstrou a vontade de malhar na academia.
“Foi algo natural. Ela cresceu me vendo malhar, o pai é personal trainer há 13 anos, então,
ela seguiu por esse caminho. No início achei que não fosse durar mais do que duas ou três vezes. Mas ela acabou gostando e continuou”, conta.
Segundo a empresária, a filha malha há quatro meses, com uma rotina de uma hora por dia, duas vezes por semana e sempre acompanhada pelo pai, Wesley Mansur.
“Ela leva a sério os treinos. Ela não faz isso pelo corpo, ela nem tem noção disso, ela só quer ter uma vida saudável”, afirma a mãe.
O foco do treinamento de Anna Clara são os exercícios aeróbicos, todos adaptados à idade dela, segundo a mãe. Em algumas fotos postadas nas redes sociais, a menina aparece levantando pesos de um quilo em cada mão. Mileny explica que ela não usa pesos maiores e que os atuais não causam nenhum mal, pois todo treino é supervisionado.
Inicialmente, a garota não demonstrava sua rotina na academia, pois postava apenas fotos do “look do dia”, de suas atividades diárias, brincando ou estudando.
“Quando ela começou a ir à academia, ela me via tirando fotos também do meu treino. Aí ela começou a pedir para fazer foto dela também. Foi uma brincadeira e virou algo que não tínhamos noção da repercussão, que fosse ser tão rápido”, disse a mãe. G1