Piripiri recebe oficina de capacitação e atualização in loco da Tuberculose
A Secretaria de Saúde do Estado, por meio do LACEN (Laboratório Central do Estado), em parceria com 3º Regional de Saúde e a Secretaria de Saúde de Piripiri, realizou a 5º Oficina de Tuberculose no Contexto Diagnóstico Laboratorial. A oficina foi iniciada na última segunda-feira (30), e se estende até essa sexta-feira (4), no auditório da 3º Regional de Saúde, em Piripiri.
O objetivo da capacitação é descentralizar a cultura pelo método ogawa-kudoh e baciloscopia, tendo como público-alvo: farmacêuticos, bioquímicos, biomédicos, técnicos em laboratório, técnicos em informática, vigilâncias epidemiológicas e análises clínicas. A capacitação conta com a participação dos municípios de Buriti dos Lopes, Piripiri, José de Freitas, Campo Maior, Batalha, Barras, Esperantina, Piracuruca e União.
De acordo com a coordenação de Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Saúde do Estado, em um levantamento epidemiológico feito em 15 municípios prioritários do Estado, foi observado que Piripiri se destaca como um dos municípios de melhor indicador do Piauí, atingindo cura de 100% nos casos de Tuberculose.