Piauí registra quase três mil casos de AIDS em adultos em cinco anos

hiv-aids_3

Dados do Boletim Epidemiológico do Departamento Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, apontaram que no Piauí, no período de 2007 a novembro de 2013, foram notificados 2.811 casos de AIDS em adultos, sendo a maior concentração na faixa etária de 20 a 34 anos. Já nas pessoas com idade a partir dos 80 anos, esse número é inferior (0,07%).

Segundo o boletim da coordenação estadual de Doenças Transmissíveis, a maior frequência de casos notificados foi na categoria declarada heterossexual, com uma amostra de 64,28% dos casos. Os declarados homossexuais registram 11,34% e os bissexuais 7,68%.

O departamento aponta o baixo nível de escolaridade como fator agravante na qualidade de vida das pessoas que vivem com o vírus, pois tem como consequência diferença nos valores de vida, percepção da doença e gravidade. “Neste sentido, o Piauí acompanha o desenho epidemiológico do Brasil pela tendência de acometer as pessoas com condições sócio econômicas mais desfavoráveis, com menor instrução e carentes de informação sobre a transmissão e prevenção à infecção pelo HIV”, afirma a coordenadora estadual de Doenças Transmissíveis, Karina Amorim.

O boletim epidemiológico completo bem como as políticas de prevenção, tratamento e acolhimento para a AIDS no Estado, serão discutidos no II Fórum Estadual de DST/HIV/AIDS, uma atividade alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS no dia 1º de dezembro, cujo tema será “Na luta para o fortalecimento de políticas e direitos das pessoas vivendo com HIV/AIDS”.

O evento acontecerá no dia 04 de dezembro no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, situado na Avenida Frei Serafim, centro de Teresina.   G1-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *