Pronatec oferta qualificação para 100 profissionais em Piripiri
A Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento e Assistência Social (Setas) e em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), está realizando quatro cursos profissionalizantes em Piripiri por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ao todo estão sendo contempladas 100 pessoas, distribuídas nos cursos de Agente de Combate a Endemias, curso de Caprinocultura, curso de piscicultura, bem como curso de Agricultura Orgânica.
Segundo a coordenadora do Pronatec em Piripiri, Patrícia Nascimento, a Setas solicitou a ampliação do número de cursos, com a inclusão de capacitações nas áreas de gastronomia, hotelaria, beleza e saúde. “São áreas com forte demanda em Piripiri, possibilitando a capacitação de pessoas para a posterior abertura de seus negócios, gerando emprego e renda”, ressalta.
Na sede do Centro Educativo Irmã Ângela está acontecendo o curso de Agente de Combate a Endemias, com 30 participantes. Na localidade Furnas, está sendo ministrado o curso de Caprinocultura, com 30 alunos. Já na Escola Técnica de Ingazeira, vinte alunos participam do curso de Agricultura Orgânica e no Caldeirão o curso de piscicultura tem vinte alunos participando.
O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda. Os cursos, financiados pelo Governo Federal, são ofertados de forma gratuita por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica.