Candidato com 12 dias de idade é classificado em concurso em Castelo do Piauí
Um candidato de apenas 12 dias de idade teve o seu nome divulgado na lista de classificados de um concurso público para professor no município de Castelo do Piauí, a 190 km da capital. O possível ‘recém-nascido’ foi listado na relação dos professores classificados para ministrar aulas para alunos do ensino fundamental e programa Educação para Jovens e Adultos.
A lista publicada no dia 15 de abril deste ano mostra o concorrente aprovado, em quarto lugar, listado com seu CPF como 000.000.000-00 e a data do seu nascimento em 08/04/2015. O instituto Gabriel Excelência, organizadora do concurso, informou ao G1 que o candidato cometeu um erro durante o processo de inscrição e que todas as informações fornecidas são de responsabilidade do inscrito.
“Não houve erro da empresa, e nós nos eximimos dessa responsabilidade. A responsabilidade sobre os dados dos candidatos é do próprio candidato, até porque a inscrição é feita online. Suponho até que ele pode ter colocado a data do seu cadastro ou coisa parecida”, disse Ismael Pereira, representante da instituição organizadora do concurso.
Questionado sobre a possível desclassificação do candidato, Ismael disse que o erro não impede que o candidato seja nomeado, uma vez que ele pode fazer um pedido de recurso para correção do erro já que, segundo ele, a situação é sanável.
“Nós não podemos desclassificá-lo porque esse erro pode ser sanado. Foi uma falha que o candidato teve no ato da inscrição, mas não podemos também mudar qualquer dados relacionados aos candidatos se não formos submetidos a um recurso”, contou.
Ismael disse ainda que o número do CPF e a idade não impedem que a pessoa faça o concurso, mas que se aprovada ela não poderá assumir porque a sua idade impede que ela seja nomeada. “Em todo concurso público, a documentação é exigida no ato de posse”, disse. G1-PI