SDR de Piripiri realiza encontro com técnicos do MDA e SDR do estado para discutir Garantia Safra

A cidade de Piripiri sediou encontro nessa semana, na última quinta-feira (23) no auditório da Regional de Saúde. O secretário do Desenvolvimento Rural, Wilson Andrade, representou o prefeito de Piripiri, na reunião ordinária que discutiu com os técnicos federais e estaduais, melhorias na assistência técnica ao homem do campo, e na proposta de ampliação do programa Garantia Safra em nosso município.

DSCF6279

O encontro serviu como instrumento de controle social, para analisar e deliberar questões relacionadas ao desenvolvimento rural sustentável, discutindo ainda demandas de programas do Governo Federal e do Governo Estadual. Estiveram presentes representantes da sociedade civil organizada, do poder público, de agentes financeiros e de instituições religiosas. “Nosso objetivo é sair desse encontro com condições de ainda fazer alguma coisa no sentido de ajudar os produtores que tiveram perdas nesse período de plantio durante desse inverno que tardou um pouco a chegar”, comentou o secretário.

DSCF6273

A Coordenadora Nacional do Garantia Safra, Dione Freitas proferiu uma palestra sobre orientações e procedimentos que cabem ao EMATER e a Prefeitura do município fazer no intuito de garantir a inserção dos agricultores que porventura vierem a ter perdas por causa da estiagem.

Outra demanda discutida no encontro tratou do credenciamento de profissionais autônomos para elaboração de projetos e prestação de serviços de assistência técnica no Estado. Também foram apreciadas as solicitações para renovação e credenciamento de entidades prestadoras de serviços de assistência técnica e extensão rural.

DSCF6269 DSCF6270 DSCF6277

Vale lembrar que o Garantia Safra – É uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executado em conjunto com agricultores familiares, prefeituras e governos estaduais, que garante o benefício de R$ 850,00 para os agricultores familiares que vivem em municípios que, devido a estiagem ou excesso de chuvas, tiveram perda de pelo menos 50% da produção de arroz, milho, feijão, algodão ou mandioca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *