Após estruturar sede, prefeito entrega EPIs para profissionais catadores de material reciclável de Piripiri
O Prefeito de Piripiri, Odival Andrade realizou na manhã desta segunda-feira, dia 25, no aterro sanitário de Piripiri, a entrega dos EPIs – Equipamento de Proteção Individual, aos catadores de material reciclável. Foram entregues na oportunidade, botas, óculos de proteção, luvas, máscaras e o fardamento completo a 35 famílias dos trabalhadores do local. Além dos EPIs, os catadores ainda receberam três bicicletas perdidas num incêndio criminoso que houve no local.
Até o ano passado (2014), estes trabalhadores viviam em condições sub humanas, expostos ao sol, sem água pra beber, sem um local para fazer as suas necessidades fisiológicas e contavam apenas com uma cabana no meio do “lixão”, e ali preparavam alimentos, sujeitos a todo tipo de contaminação. Hoje, estes trabalhadores dispõem de uma casa com área para descanso, cozinha montada com mesa, cadeiras, fogão, freezer, um bebedouro e poço equipado com caixa d’água. Estes catadores agora têm orgulho da profissão que exercem de onde tiram o sustento de suas famílias.
As 35 famílias cadastradas são assistidas pela Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS) , por meio do Centro de Referência em Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN).
A secretária da Setas, Clarinda Andrade acrescentou que está feliz por entender que estas ações vão contribuir para uma melhor qualidade de vida para estas pessoas que fazem do aterro sanitário o seu local de trabalho e dele tiram o sustento de suas famílias. “Tenho certeza que mais benefícios ainda virão para dar mais dignidade a estas famílias que trabalham honestamente neste local”, pontuou a secretária.