Cão é abandonado com fio elétrico enrolado ao pescoço em Parnaíba
Cão é abandonado com fio elétrico enrolado ao pescoço em ParnaíbaMais um caso de maus-tratos a animais foi registrado no Piauí. Desta vez, o fato aconteceu na cidade de Parnaíba, Litoral do estado. Um cachorro foi abandonado na rua com fio elétrico enrolado ao pescoço próximo ao Conjunto Broderville. A denúncia foi feita pela ONG 7 Vidas, instituição de amparo e proteção aos animais.
Conforme o relato da ONG em sua página no Facebook, populares contaram que na tarde do sábado (20), um casal parou o carro, jogou o cão na rua e depois saiu. Voluntários da ONG 7 Vidas foram acionadas e resgataram o cachorro, que teve de ser medicado porque tinha feridas pelas orelhas.
O animal permanece em um lar temporário até que seja colocado para adoção. A advogada e presidente da ONG 7 Vidas, Savina Sá, colheu informações com testemunhas e irá tomar as providências para punir as pessoas responsáveis por abandonar o animal.
Abandono é crime
O Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e o Art. 164 do Código Penal preveem o crime de abandono de animais. A pena prevista pelo Art. 32 é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa. A pena prevista pelo Art. 164 do Código Penal é de detenção, de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses, ou multa.