Bebê de 1 ano passa por cirurgia após ser molestada e contrair HPV em Canto do Buriti
Um bebê de um ano e 10 meses foi abusada sexualmente no município de Canto do Buriti ( a 405 km da capital) e teve que ser internada no Hospital Infantil de Teresina.
A mãe descobriu que a criança estava com lesão na esfera genital e procurou o médico. Após exames foi constatado que o bebê estava com condiloma, uma lesão causada pelo Papilomavirus Humano (HPV), doença sexualmente transmissível.
O Hospital acionou o Conselho Tutelar que acompanha o caso. A criança foi internada na terça-feira e teve alta hospitar no sábado.
A supervisora do Serviço Social do Hospital Infantil, Emília Alves, informou ao Cidadeverde.com que a criança passou por cirurgia.
“Ela veio para o hospital com diagnóstico de condiloma. Foi feita a cauterização para a remoção do condiloma, mas já teve alta”, disse.
O vírus, adquirido pelo bebê, pode se manifestar através de lesões verrucosas, mas também através de lesões mais sutis, somente diagnosticadas através de citologia, colposcopia e biopsia. Quando a lesão é uma verruga genital, chama-se de Condiloma Acuminado, mais popularmente conhecido como “Crista de Galo”.
O serviço Social informou que é o terceiro caso registrado somente este ano no hospital. Todas internações envolvem crianças na faixa de um ano de idade com condiloma.
“Além da violência sexual, existe a violência por ser acometida pela doença. Vamos propor seminário para discutir o tema e buscar alternativa de enfrentamento para evitar a contaminação”, disse Emília Alves.
O caso da criança de Canto do Buriti foi registrado Boletim de Ocorrência na Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente. Foi colhida informação, mas a investigação ficará com o delegado da cidade. A polícia ainda não tem suspeito so crime.