Médicos brasileiros formados no exterior começam a atuar no Piauí
Profissionais formados em medicina em faculdades do exterior começam a trabalhar no Programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, a partir desta segunda-feira (06), em todo o Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, 387 médicos brasileiros atuarão nas unidades básicas de saúde de 235 municípios e 10 distritos indígenas de todo o país. No Piauí serão quatro médicos brasileiros em três municípios.
Com a participação dos brasileiros graduados em outros países, não houve necessidade de convocação de profissionais estrangeiros para esta etapa do Programa. Das 4.139 oportunidades ofertadas, os médicos com CRM Brasil preencheram 3.752 vagas ou 90,7% do total ofertado pela iniciativa este ano. As restantes foram todas preenchidas por brasileiros formados fora do Brasil. Essa foi a maior adesão de brasileiros desde o início do “Mais Médicos”.
A expansão deste ano priorizou os municípios com maior vulnerabilidade social e econômica. O Nordeste foi a região com o maior número de novas vagas, com abertura de 1.807 novas oportunidades. O Sudeste solicitou 1.024 médicos, seguido do Sul (523), Centro-oeste (396) e Norte (389).
O Ministério da Saúde também publicou nesta segunda-feira (06) um edital para que os municípios possam confirmar interesse em vagas abertas pela desistência de profissionais do Programa. Os gestores locais têm até o dia 13 julho para homologar a participação. No Piauí, 31 municípios estão na lista de elegíveis.