“Se Lula não tivesse sido eleito em 2002, o Brasil tinha explodido”
O jornalista político Franklin Martins (ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do Governo Lula, antes ativista político e muitos anos antes guerrilheiro contra a ditadura), citou a frase acima em uma entrevista ao El Pais ao lançar obra na qual revisita canções para recontar a história da República e diz que Dilma tem condições de sair da crise atual.
Sem Lula, ‘o Brasil tinha explodido’. Não tenho dúvida nenhuma, você sente! Não é só as músicas das quebradas, da periferia. Todos os caras que fazem música sobre política, inclusive musica sertaneja, Chitaozinho e Chororó, é isso: “o Brasil é um trem desgovernado, atropela o povo dele, não dá mais. O que está acontecendo no meu país?” Você não tem música com esperança. Nós sempre tivemos música com esperança. É a característica desse período. Pode ter uma ou outra coisa de esperança, mas secundária. O fundamental era uma enorme bronca”, comentou Franklin.
Muitos especialistas veem Lula como o próximo candidato a presidente em 2018. Pesquisas eleitorais recentes o colocam na frente, ou empatado com Aécio Neves, o candidato do partido de oposição, o PSDB, nas últimas eleições. Eterno Lula.
Fonte: El País