Piauí vai ganhar três Centros Olímpicos

Osmar

Nesta terça (10), às 14h,  em  solenidade Brasília, foi anunciada a lista de  municípios selecionados para receber  Centros de Iniciação ao Esporte(CIE),  programa de infraestrutura esportiva que compõe o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).  De acordo com o deputado Osmar Júnior, Teresina, Parnaíba e Picos compõem a lista pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

“Nós intermediamos a inclusão destas importantes cidades piauienses junto ao Ministério do Esporte”, afirma. Os prefeitos de Teresina, Firmino Filho e de Parnaíba, Florentino Neto participaram da solenidade, acompanhados pelo deputado Osmar Júnior. O CIE integra, em um só espaço, atividades e a prática de esportes de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes. “ É uma área que concentrará diversas modalidades olímpicas e paraolímpicas”, revela o parlamentar.

De acordo com Osmar, o Piauí que já é berço de grandes atletas nacionais,  contará com mais infraestrutura esportiva, beneficiando jovens atletas que terão mais oportunidade para aprimorar seus talentos e possibilitando a revelação de novos grandes competidores. “ Esses centros poderão ajudar a revelar novos atletas para as  Olimpíadas de 2016, já esta  é uma das principais metas do Governo Federal ao promover a instalação de equipamentos como esse”.

O CIE é um dos maiores projetos de legado dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro e beneficiarão todo o Brasil. Com ginásios poliesportivos e outras estruturas que podem receber até 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não- Olímpica, o CIE é parte do objetivo de disseminar a prática do esporte em todo o país, oferecendo espaço para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento.

O processo de seleção para as cidades interessadas foi aberto em 4 de fevereiro, e o prazo de cadastramento encerrou-se em abril. O Ministério do Esporte recebeu as propostas e selecionou as que se enquadravam nos critérios estabelecidos. Os municípios puderam escolher entre três modelos de CIE, conforme o tamanho do terreno disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *