Parnaíba comemora 171 anos de emancipação política
Parnaíba, no Litoral do Piauí, completa 171 anos de emancipação política nesta sexta-feira (14). Para comemorar a data, foi preparada uma programação especial. Uma missa em ação de graças foi celebrada na Igreja Santo Antônio e houve o hasteamento das bandeiras com a participação de alunos das redes pública e privada de ensino.
A prefeitura e o governo do estado organizaram diversas inaugurações, entre elas, a de unidade de saúde, complexo da polícia civil e Espaço de Incubação Acadêmica no Pólo Tecnológico. Outras atividades como desfile cívico e visitas estão programadas para acontecer na tarde desta sexta-feira. As comemorações encerram com shows musicais na 3ª Feira do Agronegócio da Planície Litorânea.
A programação continua com apresentação de shows musicais no dia 15 e 16 de agosto. No dia 22 de agosto acontecerá a abertura oficial das Olimpíadas Estaduais de Parnaíba.
Parnaíba é considerada a segunda maior cidade do Piauí e ao comemorar 171 anos de emancipação política, se destaca pelo seu potencial turístico e vive atualmente uma situação confortável de desenvolvimento. Parnaíba é porta de entrada para o único delta em mar aberto das Américas.
Apesar do aniversário da cidade ser comemorado nesta sexta, Parnaíba tem três datas magnas que representam momentos importantes do desenvolvimento. A história da capital do delta começa no ano de 1711 com a instituição da Vila Nossa Senhora de Montserrat da Parnahiba. Cinquenta anos mais tarde no local seria criada a Vila de São João da Parnahiba, que em 14 de agosto de 1844 seria elevada à categoria de cidade. G1-PI