STTR, Agricultores Familiares de Piripiri e Obra Kolping promoveram capacitação para famílias do projeto PAIS no assentamento Braço Forte, zona rural de Piripiri.
Na manhã de sábado (16) e do último domingo (17), o STTR recebeu representantes da Kolping internacional, que, acompanhados de membros do sindicato de Piripiri e representantes da Kolping nacional e local, realizaram uma visita e observaram a realização do curso no assentamento Braço Forte, que teve como público alvo as 22 famílias do projeto PAIS. Elas receberam instrução sobre o manejo básico do solo e horticultura orgânica. A capacitação foi realizada nos dias 15 e 16 de agosto.
O projeto desenvolvido no Braço Forte é financiado pela fundação Banco do Brasil, através de solicitação da Kolping em parceria com STR de Piripiri.
Na oportunidade da visita a Piripiri, os membros da Kolping internacional conheceram os projetos em execução do PAIS (Projeto Agroecológico Integrado Sustentável) e a fabricação de tijolos ecológicos, realizada no Assentamento Residência, ações desenvolvidas graças ao incentivo da entidade.
Na comitiva que acompanhava os alemães estava a presidente do STR, Eunice Barros, o 2º secretário nacional da Kolping, Antônio Soares “Totonho”, o secretário de Jovens do STR, Sávio Santos, a secretária geral do STR, Gorete Ibiapina, a secretária de finanças do STR, Dona Rita Paulino, o prefeito de Porto, Manin Geronço, o vice prefeito de Porto, Raimundo do PT, entre outras autoridades.
No Piauí, os estrangeiros realizam intercâmbio com jovens de Porto. Piripiri foi escolhida para a visita dos projetos promovidos pela entidade, colaboradora de relevantes ações em vários países. Em Piripiri, projeto de cisternas, horticultura e produção de tijolo ecológico são algumas das ações já em atividade, sendo que já executado o projeto “Tocando meu sertão, na Comunidade Olho D’água Grande.