Prefeito de Piripiri participa da marcha “SOS Municípios” pela defesa do aumento dos repasses junto às prefeituras
Cerca de 150 prefeitos e representantes de prefeituras piauienses saíram da Assembleia Legislativa do Piauí em caminhada até o Palácio de Karnak, nesta quinta-feira (27), para reivindicar mais apoio, bem como o aumento dos repasses do Governo às Prefeituras, tendo em vista a crise financeira pela qual passam todos os gestores municipais, que, em sua maioria, não possuem condições de arcar com as despesas oriundas da máquina administrativa. O movimento foi batizado de “SOS Município”.
Durante o ato, os prefeitos entregaram uma carta de reivindicações ao governador Wellington Dias, que se comprometeu em viabilizar convênios e parcerias com empresas privadas para fazer circular recursos no estado e, desta forma, ajudar os municípios com maiores repasses. O gestor também afirmou que pretende sanar as dívidas do governo anterior em relação ao cofinanciamento da saúde e o transporte escolar.
O prefeito de Piripiri, Odival Andrade, esteve presente na passeata, reforçando a necessidade de uma atenção especial do Governo em relação aos municípios. “Esse movimento está acontecendo em todo o Brasil, pois a crise está atingindo pequenos, médios e grandes municípios. Piripiri, que é uma cidade grande, está sofrendo com tudo isso. Temos muitos encargos e a contrapartida não é na mesma proporção. Aumentaram os custos, especialmente na saúde, dificultando o custeio das despesas da máquina administrativa”, argumenta.
A marcha foi organizada pela APPM (Associação Piauiense de Municípios) e apoiada pela Confederação Nacional de Municípios. Na oportunidade, o presidente da APPM, Arinaldo Leal, encaminhou uma sugestão de Projeto de Lei aos deputados estaduais para que os municípios possam receber mais recursos. Assim, terão condições de pagar suas contas na área da saúde e educação.